O Corais é um Living Lab filiado à Rede Europeia de Living Labs. Living Lab é um espaço de desenvolvimento de projetos compartilhado por várias organizações públicas e privadas que desejam colaborar para inovar em conjunto. O Living Lab facilita a troca de conhecimento e oferece infraestrutura para cocriação e teste de novos produtos. O Living Lab enfatiza que os produtos sejam criados e testados em contextos reais, não em laboratórios antissépticos, por isso o nome living (vivo) e lab (laboratório). Saiba mais na Wikipedia.


Conceito

apresentação

Corais é uma plataforma para desenvolvimento de projetos colaborativos. Assim como um recife de corais oferece infra-estrutura propícia para diferentes formas de vida marinha, esta plataforma visa a proliferação de projetos colaborativos que contribuam para o bem comum.



 

 

​O Corais é, portanto, um ecossistema que envolve laboratórios, salas de aula, comunidades e startups que acreditam no aprender fazendo, fazer aprendendo.

No Corais tudo que é postado no sistema fica disponível para os participantes do projeto e também para qualquer pessoa que esteja logada no Corais, criando assim  uma base de conhecimento para futuras consultas, a tão aclamada documentação exigida pelos gerentes de projetos gerada instantaneamente com o desenvolvimento do projeto.

Além disso, pessoas fora do projeto podem contribuir com comentários ou se juntar ao projeto e contribuir mais ativamente. A cada atualização no projeto os membros do grupo recebem uma notificação por e-mail, mantendo uma dinâmica colaborativa em que todos estão a par do que está acontecendo.

O conhecimento gerado é licenciado por Creative Commons, uma licença que permite o uso por projetos futuros sem precisar pagar direitos autorais ou pedir autorização.

Conhecimento Aberto

Plataforma Corais

© 2016

Instituto Ambiente em Movimento

-

Environment in Movement Institute