Peças de Teatro

Estas peças são baseadas na premissa de Bertolt Brecht, "teatro deve servir para pensar e refletir." Há também influência do dramaturgo brasileiro Augusto Boal, criador do teatro do Oprimido,  que propõe o teatro como um instrumento de libertação. Desta forma, utilizamos modelos didáticos e experiências científicas ​​durante a trama; a participação do público é um componente essencial em toda a performance. Além disso, as peças de teatro são uma rica combinação cultural incluindo brincadeiras musicais, piadas, vídeos, fotos,  contação de histórias e culturas tradicionais brasileiras.

"do Início ao Fim do Mundo"

Esta peça utiliza-se do teatro mudo e da comédia para propor uma reflexão sobre a humanidade e sua relação com a natureza ao longo do tempo. O enredo conta com dois personagens caricatos, um homem primitivo e um menino dos dias atuais. Na interação do saber tradicional com os conhecimentos da modernidade, representados pelos personagens, são abordados temas como o surgimento da vida, processo civilizatório, tribalismo, escambio, recursos naturais, manipulação de massa e as possíveis soluções para as questões ambientais da atualidade. Desta maneira a apresentação é dividida em três atos: a Criação, a Destruição e o Despertar. De forma divertida e acompanhada de uma trilha sonora com ritmos e canções tradicionais brasileiras, a apresentação culmina na importância do Brasil no contexto ambiental do mundo atual.

O Sapo que Lavou o Pé

Inspirada na cantiga popular “O Sapo Não Lava o Pé”, utiliza materiais e fatos cotidianos, a contação de histórias, o teatro de bonecos, e a música para semear a visão sistêmica enquanto desvenda os mistérios da reluta do anfíbio em lavar o pé, bem como incita o público a interagir na busca de soluções para a problemática.

O Menino e a Pedra

A peça conta a história de um menino que conversa pela primeira vez com uma pedra, ela acaba levando-a em uma viagem por entre os reinos mineral, vegetal e animal. Numa mistura de encanto e divertida o menino aprende sobre a formação

do solo, surgimento da vida e a relação entre as plantas e os animais. Ele acaba descobrindo um mundo completamente novo onde tudo pode falar.

1/15

O Gênio da Mente

Um garoto encontra uma lâmpada mágica, ao esfrega-la um ser mágico aparece e se oferece para cumprir um desejo. O primeiro desejo feito pelo jovem foi de ter desejos infinitos,  o gênio não vê problemas mas apresenta uma condição: não poderá parar de fazer pedidos.  O  que parecia o paraíso se torna um inferno  a media que o garoto vê impactos de seus desejos.

Super-carrinheiro

Trata sobre importância dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) a partir da história de um carrinheiro que tem super poderes e utiliza-os para fazer seu trabalho. Um menino conhece mais sobre a vida dos carrinheiros e catadores de lixo e de como desde os tempos imemoriais este ofício já existia. É então que surge um misterioso personagem, Sr. Sujismundo, que suja todo palco, o que eles farão para segura-lo?

© 2016

Instituto Ambiente em Movimento

-

Environment in Movement Institute