Oficinas 

Nossa proposta metodológica estimula a proatividade e o senso de cidadania plena nos moradores de forma que eles multipliquem o conhecimento construído durante as atividades através de suas próprias iniciativas, por isso justificamos trazer aplicações práticas ao dia-a-dia, tecnologias sociais, pensando globalmente e agindo localmente.

 

Seguindo este caráter prático o intuito é proporcionar vivências, exercícios da coletividade e reflexões em grupo para significar este processo de aprendizagem, seguindo o princípio da práxis ação-reflexão-ação de Paulo Freire.

 

Estas atividades são ideiais para:

- Público familiar (5-90 anos)

- Eventos Institucionais (SIPAT e feiras)

- Escolas e Cursos Técnicos

- Terceira Idade

- Projetos Sociais em Comunidades de Baixa Renda

Compostagem

 

Esta oficina pretende mostrar uma ação prática e exemplos pelo mundo do emprego desta tecnologia social para tratar os resíduos orgânicos, que representa cerca de 50% do lixo dos brasileiros. Desta forma é apresentar uma alternativa além da reciclagem, que é aplicável apenas a uma parcela pequena de nossos resíduos.

Os participantes irão botar a mão na massa para construir alguns modelos dimensionados para tratar o resíduo orgânico de uma família de 4 pessoas.

 

* Cada participante da oficina receberá 250 ml de biofertilizante.
 

Agricultura Urbana

 

Com um pouco de terra e alguns materiais reutilizáveis pode-se trazer a vida para dentro de casa, de pequenos quintais e até mesmo de terrenos baldios, trazendo cultura, cores, aromas, sabores, e até mesmo histórias.

 

Dentro desta proposta, os participantes põem a mão na massa e aprendem a fazer cultivos adaptados a pequenos espaços, como a horta vertical, espiral de temperos e ervas medicinais e plantio em caixote de feira.

 

  • Cada participante da oficina receberá uma muda de tempero/erva.

Ervas Medicinais
 

Esta oficina propõe o resgate desta tradição milenar e da relação homem-natureza que vem se perdendo com o processo intenso de urbanização nas últimas décadas. Os participantes são vendados para que sejam estimulados a utilizar outros sentidos para descobrir as plantas e suas propriedades aromáticas e terapêuticas. Em seguida eles põem a mão na massa aprendendo a fazer diversos cultivos e a trazer para dentro de casa ou de seu quintal esta riqueza. Também são abordados alguns tipos de preparo de fitoterápicos com as ervas medicinais e seu uso no dia-a-dia.

Sabão Ecológico
 

A oficina tem o objetivo de demonstrar como se faz sabão, que pode ser utilizado nas funções domésticas diárias, como na lavagem de roupas, louça e limpeza. Seu ponto de grande importância é a possibilidade de reutilização do óleo de cozinha utilizado no preparo de frituras no lar e que, outrora lançado nos ralos, alcançam os corpos de água contaminando e levando­-os à degradação ambiental. O lançamento de 1L de óleo de cozinha em pias ou sanitários contamina 10 mil litros de água.

 

Além disso, esse óleo descartado de maneira inadequada pode entupir e estragar tubulações de esgoto. Sendo assim, a oficina também tem caráter educativo e atento para a questão ambiental, de modo a estimular o reaproveitamento de materiais e contribuir para a preservação das águas fluminenses (lagos, lagoas, rios e mar).

© 2016

Instituto Ambiente em Movimento

-

Environment in Movement Institute