Criado no princípio de 2013, o LETs - Laboratório de Experimentação em Tecnologias Socioambientais – é o núcleo do Instituto Ambiente em Movimento (IAM) dedicado à identificação, experimentação, validação e disseminação de potenciais estratégias, técnico e ambientalmente efetivas, com baixo custo operacional e de fácil apropriação por agentes locais nas mais diversas localidades.

Apresentação

Visão

A instrumentalização de agentes locais é fundamental para concretizar uma participação mais efetiva e promover autonomia das comunidades, de modo que a autoestima e a responsabilidade das pessoas aumenta quando incentivadas a assumir problemas locais e experimentar coletivamente soluções para alcançar uma melhor qualidade de vida.

Canteiro Bioséptico

Canteiro Bioséptico

Nessa estrutura, o efluente do sistema de esgoto e é direcionado para um compartimento de alvenaria impermeabilizado. Na câmara central, ocorre a digestão anaeróbia, ou seja, microorganismos processam os dejetos. Posteriormente acontece a mineralização da matéria orgânica, tornando disponível nutrientes para serem absorvidos pelas plantas do canterio como bananeiras e taioba tirando toda a água do sistema e passando para o ar. Esse processo elimina os patógenos.

Fossa ecológica

Fossa ecológica

Um Canteiro Bioséptico foi instalado na Escola de Vila Regência, em Linhares - ES. Lá ele trata todo o esgoto do banheiro dos professores. As bananas nascidas das plantas do canteiro podem ser consumidas sem nenhum problema. Além disso, a estrutura impede a contaminação de águas subterrâneas normalmente provocada por fossas sumidouras nesta região.

Construções em bambú

Construções em bambú

Viveiro Florestal feito de bambú e sombrite, para cultivo de espécies arbóreas. A mesa de centro é um carretel de fiação elétrica e as mesas perimetrais reutilza caixotes de feira.

Cisternas

Cisternas

Captação e armazenamento de água da chuva

Minhocáreo

Minhocáreo

Diminui pela metade o volume de resíduos gerados por pessoa.

Composteira

Composteira

Tratamento local de resíduos orgânicos

Horta Varal e Minhocário

Horta Varal e Minhocário

O Minhocário transforma em húmus os resíduos orgânicos da cozinha da Escola Estadual Duque de Caxias, em Niterói - RJ. Assim, esse húmus produzido serve como adubo na Horta Varal feita reaproveitando canos de esgoto que seriam descartados.

Let's Experience 2014 

O Lets Experience 2014 busca impulsionar o intercâmbio entre cidadãos do Brasil e África através da vivência prática em projetos socioambientais e turismo de base comunitária. Em outras palavras o enfoque é o da cooperação e inovação tecnológica para a conservação da energia, água e recursos, criando instrumentos para redução de impactos no ambiente

 

 

A experiência se estende por um período de três meses, sendo dois deles dedicados a realização de um projeto-piloto em transferência de tecnologias socioambientais e o terceiro por uma rota guiada pelos patrimônios natural, histórico e cultural do país hospedeiro, tomando por base a divisão de seus biomas.

A perspectiva do núcleo para os próximos meses é de ampliação das atividades, principalmente através de uma maior aproximação e transferência tecnológica com os parceiros do IAM na África Subsaariana: Uganda, Etiópia e África do Sul.

Laboratório de Experimentação em Tecnologias Socioambientais - LETs

© 2016

Instituto Ambiente em Movimento

-

Environment in Movement Institute