Núcleo de Desenvolvimento de Jogos (NDJ)

Os jogos desenvolvidos são de caráter educativo e programados por jovens, de 12 a 19 anos, a partir de suas próprias idéias e criações, mediante uma coordenação pedagógica. Busca-se aliar entretenimento ao conteúdo socioambiental, oferecendo diversão e exercício de conceitos importantes dentro da temática. 

Principais temas ambientais abordados pelo NDJ:


- Aquecimento global e mudanças climáticas;
- Poluição de corpos d'água;
- Desmatamento;
- Erosão e deslizamentos de terra;
- Reciclagem e cooperativa de catadores;
- Biodiversidade e diversidade cultural.

 "do Início ao Fim do Mundo"

2

Neste jogo voce decide o final. Participe!

 

Voce irá escolher para onde a máquina do tempo vai levar o Homem Primitivo e Sócolinha e o que os espera por lá. Nossa equipe de desenvolvedores irá formular as próximas fases do jogo a partir desta participação. Queremos que voce opine como gostaria que fosse a continuação do jogo e quem sabe se torne um desenvolvedor de jogos também! 

 

Não entedeu? :)

É só baixar e começar a jogar que no final voce irá entender!!! ;)

Contamos com sua participação! ^^

 

Este jogo educativo narra as aventuras de dois personagens caricatos, um Homem Primitivo e Sócolinha, um rapaz dos dias atuais. Eles se conhecem por acidente durante um experimento de viagem temporal, e acabam viajando juntos pelo, se envolvendo em diversas confusões e trapalhadas em eventos históricos.

 

Como será que estes dois atrapalhados reescreverão a história?

Proposta Pedagógica

 

Realizar uma retrospectiva histórica para entender a construção do modelo de desenvolvimento civilizatório ocidental, desta forma propocionar uma reflexão sobre como a crise ambiental da atualidade emerge em grandes partes como um reflexo ao modelo capitalista de apropriação e exploração dos recursos naturais.

​Embora seja em si uma ferramenta didática completa e independente, este jogo funciona também como um material complementar a peça de mesmo título, apresentada pelo Instituto Ambiente em Movimento,  em escolas e comunidades. A fim de ser um reforço ao conteúdo visto no teatro, o jogo funciona atenuando o caráter pontual da intervenção, somando horas nas quais os jogadores estarão em processo de aprendizagem.


 

O enredo conta com os mesmos personagens divertidos da peça de teatro, o Homem Primitivo e Sócolinha, o peralta. Com estes dois trapalhões o jogador vai descobrir uma trama muito engraçada que envolve o destino do mundo. O estilo do jogo é RPG, Role Playing Game, um gênero muito popular entre os jovens e que requer uma concatenação de raciocínios para a solução das problemáticas. São várias missões que o jogador deverá solucionar, investigar, aprender e aplicar conhecimentos sobre o meio ambiente.



 

Jogo Digital "do Início ao Fim do Mundo"

1/1
7000 pessoas assistiram a peça e a exposição do jogo

 

Na terceira temporada do Projeto Robin Hood  mais de 15 cidades em 6 diferentes estados brasileiros foram visitados pela equipe que promoveu diversas ações com a campanha "do Início ao Fim do Mundo" com peça teatral e o jogo digital. Foram mais de 7 000 pessoas contempladas pelo projeto.

Proximos passos...

 

A idéia é expandir a campanha também para o meio audiovisual, integrando a peça de teatro e ao jogo, de maneira a formar um projeto de mídias integradas.

© 2016

Instituto Ambiente em Movimento

-

Environment in Movement Institute