Núcleo de Desenvolvimento de Jogos (NDJ)

Os jogos desenvolvidos são de caráter educativo e programados por jovens, de 12 a 19 anos, a partir de suas próprias idéias e criações, mediante uma coordenação pedagógica. Busca-se aliar entretenimento ao conteúdo socioambiental, oferecendo diversão e exercício de conceitos importantes dentro da temática. 

Principais temas ambientais abordados pelo NDJ:


- Aquecimento global e mudanças climáticas;
- Poluição de corpos d'água;
- Desmatamento;
- Erosão e deslizamentos de terra;
- Reciclagem e cooperativa de catadores;
- Biodiversidade e diversidade cultural.

 "do Início ao Fim do Mundo"

2

Neste jogo voce decide o final. Participe!

 

Voce irá escolher para onde a máquina do tempo vai levar o Homem Primitivo e Sócolinha e o que os espera por lá. Nossa equipe de desenvolvedores irá formular as próximas fases do jogo a partir desta participação. Queremos que voce opine como gostaria que fosse a continuação do jogo e quem sabe se torne um desenvolvedor de jogos também! 

 

Não entedeu? :)

É só baixar e começar a jogar que no final voce irá entender!!! ;)

Contamos com sua participação! ^^

 

Este jogo educativo narra as aventuras de dois personagens caricatos, um Homem Primitivo e Sócolinha, um rapaz dos dias atuais. Eles se conhecem por acidente durante um experimento de viagem temporal, e acabam viajando juntos pelo, se envolvendo em diversas confusões e trapalhadas em eventos históricos.

 

Como será que estes dois atrapalhados reescreverão a história?

Proposta Pedagógica

 

Realizar uma retrospectiva histórica para entender a construção do modelo de desenvolvimento civilizatório ocidental, desta forma propocionar uma reflexão sobre como a crise ambiental da atualidade emerge em grandes partes como um reflexo ao modelo capitalista de apropriação e exploração dos recursos naturais.

​Embora seja em si uma ferramenta didática completa e independente, este jogo funciona também como um material complementar a peça de mesmo título, apresentada pelo Instituto Ambiente em Movimento,  em escolas e comunidades. A fim de ser um reforço ao conteúdo visto no teatro, o jogo funciona atenuando o caráter pontual da intervenção, somando horas nas quais os jogadores estarão em processo de aprendizagem.


 

O enredo conta com os mesmos personagens divertidos da peça de teatro, o Homem Primitivo e Sócolinha, o peralta. Com estes dois trapalhões o jogador vai descobrir uma trama muito engraçada que envolve o destino do mundo. O estilo do jogo é RPG, Role Playing Game, um gênero muito popular entre os jovens e que requer uma concatenação de raciocínios para a solução das problemáticas. São várias missões que o jogador deverá solucionar, investigar, aprender e aplicar conhecimentos sobre o meio ambiente.



 

Jogo Digital "do Início ao Fim do Mundo"

Tela de Título
Menu de Seleção
Sistema de Trânsito
Lanterna
Fugitivos Inocentes
Show de Rock
Questões Contemporâneas
Instrução Ambiental
Venda de Lixo
1/1
7000 pessoas assistiram a peça e a exposição do jogo

 

Na terceira temporada do Projeto Robin Hood  mais de 15 cidades em 6 diferentes estados brasileiros foram visitados pela equipe que promoveu diversas ações com a campanha "do Início ao Fim do Mundo" com peça teatral e o jogo digital. Foram mais de 7 000 pessoas contempladas pelo projeto.

Proximos passos...

 

A idéia é expandir a campanha também para o meio audiovisual, integrando a peça de teatro e ao jogo, de maneira a formar um projeto de mídias integradas.