Formação de Agentes Ambientais
Empoderar jovens de comunidades com a capacitação em tecnologias socioambientais dando subsídios para que eles se tornem agentes transformadores. Pretende-se estimular a proatividade e o senso de cidadania plena nos participantes de forma que eles multipliquem o conhecimento adquirido através de suas próprias iniciativas, desenvolvendo projetos de gestão ambiental em sua comunidade.
objetivo

Tem o objetivo de levantar as principais causas e efeitos de um problema central. 2013

A turma se encontra todos os sábados na Escola Estadual Duque de Caxias, em Niterói - RJ. 2013

Dinâmicas e projetos desenvolvidos de forma participativa.

Tem o objetivo de levantar as principais causas e efeitos de um problema central. 2013
histórico
metodologia
Na primeira fase serão promovidas, vivencias, oficinas, aulas de campo, teatro, dinâmicas, onde poderão criar sites, jogos, exposições, produtos audiovisuais e ter experiências manuais com minhocário, bioconstruções, hortas agroecologicas entre outras tecnologias ambientais. Será cultivado desde o princípio a vontade de promover a mudança pelo empreendedorismo social, culminando na segunda fase onde haverá apoio sob consultoria aos projetos desenvolvidos por eles.
Na primeira fase a base teórica e as tecnologias socioambientais serão apresentados através de módulos dinâmicos, adaptando conteúdos ao contexto local, de forma a empoderar a comunidade para lidar com os problemas ambientais circundantes. Na segunda fase, o participante irá desenvolver seu projeto, individual ou em grupo, recebendo todo o suporte para a sua aplicação. Os resultados destes projetos serão apresentados numa mostra que convidará toda população local, o poder público e a mídia.
Desenvolvimento do Ecomagente
Na primeira fase do projeto aconteceram diversas oficinas e visitas técnicas capacitando os participantes do projeto em temas como: compostagem, agricultura urbana, jogos colaborativos, educomunicação.
Nesta nova etapa do projeto os ecomagentes estão desenvolvendo seus próprios projetos. Promoveu-se a 1a. Conferência Livre do Meio Ambiente da Grota onde levantou-se de forma participativa quais eram os eixos temáticos relacionados ao meio ambiente pertinentes a comuniade e qual o respectivo conjunto de ações prioritárias. A partir deste diagnóstico criaram-se inicialmente 3 Grupos de Trabalho (GT):
- GT de Plano de Coleta de Lixo: com o objetivo de registrar uma proposta junto a prefeitura sob o ponto de vista dos moradores;
- GT de Projetos Participativos: promover eventos que sensibilizem e envolvam os moradores;
- GT de Plantas Medicinais: instalar uma horta de plantas medicinais didática na escola.
Muitas ações já começaram e estão acontecendo até o final do ano, confira as fotos ao lado e participe deste movimento!
![]() Conferencia Livre de Meio Ambiente |
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![]() Metodologia ParticipativaVinicius Palermo, coordenador do projeto, explica como funcionará a conferência |
![]() Moradores observando o mapa da Grota |
![]() Organização dos Eixos temáticosRafael Pereira mediando o registro das demandas locais da comunidade |
![]() Micro-empreendedores locais |
![]() Trabalho em GrupoFilipe Machado apresenta uma dinâmica em grupo para os moradores da Grota |
![]() Roda de debate |
![]() Participantes da Conferência de MA |
![]() Canteiro de plantas medicinaisInstalado pelos Ecomagentes na Escola Duque de Caxias na Grota, Niterói. |
![]() Oficinas de Plantas Medicinais |
![]() Horta Vertical |
![]() Embelezamento do local da hortaBruna Medeiros prepara o muro para fazer um desenho artístico |
![]() Festa do Dia das Crianças |
![]() Público presente na festa |
![]() Resgate de Brincadeiras Tradicionais |
![]() Peça de Teatro"do Início ao Fim do Mundo" |
![]() Evento aberto a comunidade |
![]() Apresentação de Artistas Locais |
![]() Brincadeiras no pátio da escola |
ECOmAGENTE
Em 2010 o Instituto Ambiente em Movimento realizou atividades de sensibilização no Projeto Grael em Niterói começando nesta época a atuar na enseada de Jurujuba. Em 2012 esta parceria frutificou no Projeto Águas Limpas nas Escolas, no qual o IAM elaborou a proposta pedagógica e realizou teatros, oficinas, exposições sobre lixo marinho nesta comunidade. Em 2013 a proposta ganhou uma nova frente a de um curso de formação de agentes jovens na região da Grota do Surucucu.